• Matéria: Sociologia
  • Autor: 0000099
  • Perguntado 6 anos atrás

Sobre as características políticas e econômicas da Colônia a partir da ótica de Raymundo Faoro e Caio Prado Júnior, marque a alternativa INCORRETA: ​ ○ A centralização política do Estado luso-brasileiro explica a formação social brasileira. ○ O estado colonial herdou da metrópole portuguesa o estamento burocrático-patrimonial. ○ Como características econômicas da Colônia podemos ressaltar: escravidão, exploração e dependência. ○ No período do Brasil Colônia, era inexistente uma classe predatória que se interessava pelo desenvolvimento interno.


gabriellemoreira637: Resposta letra D
sfilgueiras: resposta: d
alanadesouza1995: RESPOSTA LETRA D
sandracorrea39pblz0t: certíssimo, muito obrigada
brunosouzacosta32: esta errada
brunosouzacosta32: resposta desse burrooooo
Brunininha: Tá certo uai

Respostas

respondido por: annna07
56

Resposta:

Letra d)No período do Brasil Colônia, era inexistente uma classe predatória que se interessava pelo desenvolvimento interno.

respondido por: moniquekucera
1

A alternativa incorreta é a letra d), ou seja, no período do Brasil Colônia existia sim uma classe predatória que se interessava pelo desenvolvimento interno.

A Coroa portuguesa precisava instalar um corpo administrativo que pudesse organizar toda a extensão territorial que se formava como posse do Império Português após o fracasso do sistema de capitanias, havia uma dificuldade de administrar a colônia e seus ocupantes.

Tomé de Sousa assumiu o cargo de governador-geral após sua chegada em  1549, com a missão de desempenhar uma série de funções administrativas, como estímulos à produção agrícola, relacionamento com os indígenas e a fundação de uma capital colonial e defesa.  

No período do ciclo do açúcar foi utilizada muita mão de obra escrava para sua produção e foi aí que surgiram os senhores de engenho e os latifúndios. Portugal promovia e estimulava pessoas interessadas na exploração do território colonial. As entradas eram operações com o objetivo de expansão territorial, que provocaram uma série de conflitos com os indígenas, levando à dizimação de nações.  

A elite vinda de Portugal se preocupava em acumular riquezas, utilizavam escravos como força de trabalho principal do período colonial e também indígenas, que tiveram nações dizimadas, territórios tomados, e foram também escravizados, embora tivessem oferecido muita resistência aos portugueses.  

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17208366  

Anexos:
Perguntas similares