Respostas
Resposta: A origem das cargas elétricas segundo o modelo atômico é a movimentação - saída ou entrada - de elétrons na camada de valência. ... Contato: quando dois corpos se tocam e ocorre uma transferência de elétrons do corpo neutro ao corpo positivo.
Explicação:
Resposta:
A história da eletricidade remonta ao século VI a.C, quando, na Grécia, se descobriu que o âmbar, resina vegetal fossilizada, atraía pequenos objetos quando era atritada com lã. Como o nome do âmbar, em grego, assemelhava-se a elektron, chamou-se esse fenômeno de fenômeno elétrico. A propriedade responsável pelo fenômeno recebeu o nome de carga elétrica (Q).
Já no século XVIII, descobriu-se que a propriedade de atração podia ser transmitida de um corpo a outro através do contato. Além disso, descobriu-se que alguns objetos, após serem atritados e colocados próximos uns aos outros, se repeliam. Com isso, foi sugerida a existência de duas naturezas de carga, que mais tarde receberiam o nome de carga positiva e carga negativa.
A unidade de carga elétrica, no Sistema Internacional, é o Coulomb, cujo símbolo é C.
Hoje sabemos que a carga elétrica dos materiais ordinários está nas partículas que formam o átomo. Todos os corpos são constituídos de átomos, os quais são formados por algumas partículas:
Explicação: