Respostas
Resposta: Portugal
Explicação:
Colonização da república do congo, Congo Belga e Independência.
Quando os franceses chegaram no congo , tiraram os PORTUGUESES da república do congo. Tráfico humano era muito comum. em 1834 a coroa britânica proibiu comércio e tráfico de escravos. A Grã-Bretanha não bem economicamente, começou a construir industrias na costa e a se deslocar para o interior. Primeiramente os franceses começaram como amigos de Makoko (rei) que na segunda expedição dos franceses, assinou um contrato, que fazia os franceses terem total domínio belga de certa região da Africa central.
Congo Belga
Esse nome foi dado pelo reino da Bélgica no dia 15 de novembro de 1908, desde então ele se tornou uma colônia Belga, se tornando "congo Belga" . O congo Belga existiu até a independência do Congo em 30 de julho de 1960 dando o nome República democrática do Congo.
Independência
Na década de 1950 começou a ter um pensamento nacionalista, pensavam que deveria haver o fim da dominação Belga.
Em 1957 houve desastre nas eleições, o que aumentou ainda as ideias socialistas. O aumento da violências em manifestações, fez com que o governo Belga aceitasse a independência.
A província de Katanga onde houve intenso combate entre soldados e mercenários belgas, uma conflituosa batalha para Unioan Miniére. Lumumba (ministro do após independência) foi preso e deposto, então houve formações de facções que lutavam para assumir o poder do Congo. Uma violenta civil fez com que a ONU (Organização das nações unidas) entrasse no meio e passasse o poder para Moisés Tshombe, fazia parte da luta de Katanga (apoiador). Moisés acabou tomando um golpe militar, começando pela Laurent-Sésié Kabila.
Até pouco tempo era chamado de República do zaire, hoje em dia é o Congo, mas ainda sofre da miséria e de problemas políticos.