1. Quais as particularidades que os estudiosos procuravam analisar no Brasil? *
2. O que o texto aponta como um dos elementos que colocam o Brasil na posição subalterna em relação a divisão internacional do trabalho? *
3. Os “preceitos” do cientificismo, do darwinismo social, do evolucionismo e da antropologia do final do século XIX e início do XX produziram noções danosas para as análises sociais, quais foram? *
4. Quais as teorias levantadas por Oliveira Vianna? Qual a diferença das proposições teóricas entre Oliveira Vianna e Nina Rodrigues? *
Preciso das respostas urgentemente.
Respostas
1. Estudiosos como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior buscaram entender como a sociedade brasileira havia sido formada até aquele momento.
2. A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Os países emergentes ou em desenvolvimento que obtiveram uma industrialização tardia e que possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante, entre outros.
3. A construção da oposição total entre as teorias evolucionistas de Jean-Baptiste Lamarck e de Charles Darwin foi utilizada, em fins do século xix e início do século xx, para classificar autores que escreviam sobre a evolução, mesmo aqueles que não eram cientistas.
4. ASPECTOS BIO-BIBLIOGRÁFICOS DE OLIVEIRA VIANNA, BASES GNOSEOLÓGICAS PARA O ESTUDO DA REALIDADE BRASILEIRA, A questão da objetividade científica, Testemunhos biográficos, Perspectiva gnoseológica de Oliveira Vianna:
a culturologia do Estado num contexto poliédrico ou pluridimensional, Complexos culturais e morfologia do Estado, etc.
•Este artigo analisa o texto Raça e assimilação de Oliveira Vianna, no qual o autor tentou construir um discurso científico acerca das diferenças raciais e de seu impacto na assimilação de imigrantes.
•A presente pesquisa tem por objeto a análise da produção teórica de Raimundo Nina Rodrigues, enquanto autor que influenciou e foi influenciado pelo contexto social e racial brasileiro do final do século XIX e início do século XX, refletindo sobre a reverberação de suas proposições, sociais, cíveis e criminológicas, para a sociedade local.