Todo dia duzentos milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Toda noite, duzentos milhões de pessoas sonham em português.” Texto de abertura do filme “Língua – vidas em português”, de Victor Lopes. No texto, há uma palavra usada para substituir a expressão “a língua portuguesa”. Assinale a alternativa que apresenta essa substituição: A) suas B) bocas C) ela D) línguas E) português
Respostas
Resposta: c
Explicação:
A palavra "português" emprega um papel de substantivo na frase: "Todo dia, a língua portuguesa renasce...". A alternativa assertiva é a letra E)
Popularmente, "a língua portuguesa" é facilmente substituída pela palavra "português".
Os conhecimentos ortográficos são os estudos e pesquisas desenvolvidas acerca da Língua Portuguesa, mais precisamente, à respeito da grafia (escrita) correta de todas as palavras.
A grafia normativa inclui o uso correto das sílabas e vogais tônicas, assim como as vogais abertas e fechadas, o uso adequado dos sinais de pontuação como a crase e o acento agudo.
As funções sintáticas da língua são de extrema importância nas práticas de leitura e escrita.
A gramática é o conjunto de todas as regras à respeito da língua, de maneira que esta possa ser utilizada igualmente por todos os falantes. Seus conhecimentos são diretamente impactantes no modo como escrevemos e falamos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20622318