• Matéria: História
  • Autor: amandacortasiopereir
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto:

forms.microsoft.com

No começo do século XX, o café era o principal produto da economia brasileira.

Porém, devido ao excesso de oferta, o produto teve seu preço reduzido no mercado internacional, gerando uma crise no setor.

Logo, o objetivo principal do Convenio de Taubaté, assinado em 1906, era controlar a oferta do produto para forçar sua valorização.

De acordo com o plano, cabia ao governo fazer o gerenciamento dos estoques reguladores do produto. O produto só era colocado no mercado de acordo com a lei da oferta e procura, visando sempre manter os preços elevados, garantindo desta forma o lucro dos produtores.

Os principais beneficiados foram os grandes produtores de café do Brasil, pois conseguiram vender seus estoques de café e garantir a obtenção de lucros e a manutenção dos seus negócios. Por outro

lado, como o governo usava dinheiro público

para comprar, estocar e gerenciar a venda de café, acaba faltando recursos que pudessem ser utilizados em beneficio de toda sociedade.

(10 Pontos)

Explique como funcionava o Convenio de Taubate tô no meio da prova gente responde rápido​

Respostas

respondido por: barbaradlima27
1

Resposta:O Convênio de Taubaté foi um plano feito entre os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e os grandes cafeicultores destes estados. Este acordo, firmado em 1906, na cidade de Taubaté (interior de São Paulo) tinha como principal objetivo aumentar o preço do café.

Espero ter ajudado

Perguntas similares