• Matéria: História
  • Autor: amandacortasiopereir
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto:

forms.microsoft.com

No começo do século XX, o café era o principal produto da economia brasileira.

Porém, devido ao excesso de oferta, o produto teve seu preço reduzido no mercado internacional, gerando uma crise no setor.

Logo, o objetivo principal do Convenio de Taubaté, assinado em 1906, era controlar a oferta do produto para forçar sua valorização.

De acordo com o plano, cabia ao governo fazer o gerenciamento dos estoques reguladores do produto. O produto só era colocado no mercado de acordo com a lei da oferta e procura, visando sempre manter os preços elevados, garantindo desta forma o lucro dos produtores.

Os principais beneficiados foram os grandes produtores de café do Brasil, pois conseguiram vender seus estoques de café e garantir a obtenção de lucros e a manutenção dos seus negócios. Por outro

lado, como o governo usava dinheiro público

para comprar, estocar e gerenciar a venda de café, acaba faltando recursos que pudessem ser utilizados em beneficio de toda sociedade.

(10 Pontos)

Explique como funcionava o Convenio de Taubate (minha prova respondam rápido)​

Respostas

respondido por: FranklinLira
1

Resposta:

Visando estabelecer um equilíbrio entre a oferta e a procura, o governo interviria no mercado, adquirindo os excedentes dos cafeicultores, o financiamento das aquisições se efetuaria mediante o recurso a capitais obtidos por empréstimos no estrangeiro, a amortização e os juros desses empréstimos seria efetuada mediante um novo imposto cobrado em ouro sobre cada saca de café exportado e visando solucionar a médio e longo prazo o problema do excesso de produção, os governadores dos estados produtores adotariam medidas visando desencorajar a expansão das lavouras pelos cafeicultores.

Com isso, os preços do produto eram mantidos artificialmente altos, garantindo-se os lucros dos cafeicultores. Estes, ao invés de diminuírem a produção de café, continuaram produzindo-o em larga escala, obrigando o governo a contrair mais empréstimos para continuar adquirindo esses excedentes. O Estado adquiriu o produto para revenda em momentos mais favoráveis até 1924, ano em que foi criado o Instituto do Café de São Paulo, a partir de quando essa intervenção passou a se dar de forma indireta.

Perguntas similares