Respostas
Resposta:
Existem diversos tipos de doenças de pele, desde uma simples irritação até uma situação mais grave. Tem ainda umas que são pouco reconhecidas como doenças, que são os casos das estrias e celulites, que são inevitáveis.
A pele é o maior órgão do corpo humano e é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A pele isola o organismo humano dos componentes orgânicos do meio exterior, além de regular a temperatura corpórea.
Por ser a cobertura de todo o corpo humano, a pele está mais vulnerável a ter lesões e doenças. Algumas manchas na pele podem não ser muito sérias, mas também podem esconder o desenvolvimento de lesões mais graves.
Explicação:
exemplo de doença
Dermatite ou eczema é uma condição comum e não contagiosa causada por diversos motivos e com manifestações diferentes. A dermatite aguda se caracteriza basicamente por coceira, vermelhidão, inchaço e aparecimento de vesículas. A dermatite crônica caracteriza-se por coceira, ressecamento, espessamento e rachaduras na pele.
A dermatite pode ser classificada em dois tipo: de contato e atópica.
A dermatite de contato acontece quando alguma parte da pele é exposta a algum componente que causa irritação ou alergia. Geralmente o rosto e as mãos são os locais afetados.
O tipo atópica da dermatite é definido como uma doença crônica, que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Esse tipo de dermatite pode vir acompanhado de asma ou rinite alérgica. Normalmente as áreas afetadas são as dobras as axilas e atrás dos joelhos.
Não existe cura para a dermatite, mas com certos cuidados é possível controlar os sintomas evitando que a pele fique muito seca e mantê-la sempre hidratada, por exemplo. Usar sabonetes e cremes neutros, e tomar banhos mais curtos e menos quentes também deve ajudar.