• Matéria: Português
  • Autor: deandra
  • Perguntado 6 anos atrás

O texto "A liberdade de expressão ameaçada" apresenta opiniões sobre a ameaça à liberdade de expressão sofrida em âmbito (inter)nacional. Para a apresentação de seus posicionamentos, o autor mescla fatos e opiniões e são feitas as seguintes afirmações:



I. No primeiro parágrafo do texto, o trecho “Vários foram os pensadores que defenderam esse valor acima de tudo, como John Milton ou Voltaire, a quem se atribui a frase 'não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de o dizeres'.” é um exemplo que serve para comprovar que a liberdade de expressão é um dos pilares da civilização ocidental.



II. No segundo parágrafo, o trecho “O verdadeiro teste vem quando precisamos defender aquele com quem estamos em total desacordo, que julgamos até mesmo execrável.” apresenta marcas de opinião, o que poderia ser desfeito, se fosse reformulado da seguinte maneira: O teste vem quando precisamos defender aquele com quem estamos em desacordo, que julgamos execrável.



III. No terceiro parágrafo, “Não mais.” expressa uma opinião do autor em relação ao fato mencionado anteriormente.



IV. No oitavo parágrafo, “Infelizmente, esse está longe de ser um caso isolado.”, o autor expressa a sua opinião sobre o que é dito a partir do emprego da palavra "infelizmente".



V. No último parágrafo, uma das maneiras de marcar a opinião no texto é o emprego do modalizador "realmente", o que ocorre em “O politicamente correto realmente se transformou no câncer moderno que ameaça nossa liberdade.”





É CORRETO o que se afirma em

A)
II, III, IV e V, apenas.

B)
I, II, III e IV, apenas.

C)
II, III e V, apenas.

D)
I, II e IV, apenas.

E)
I, II, IV e V, apenas.

Respostas

respondido por: star240456
2

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares