• Matéria: História
  • Autor: taynarateodoro035
  • Perguntado 6 anos atrás

(UFBA-Adaptado) “[...] De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Não se tratava apenas de realizações em matéria de previdência e trabalho, mas a valorização deliberada do trabalhador n acional, relacionada às questões jurídicas e seus aspectos sociais. A Constituição de 34 já refletia essa transformação no país. Coube, porém, ao Estado Novo resolver os conflitos entre o capital e o trabalho. O art. 136 da Carta de 1937 determina que ‘o trabalho é um dever social, tendo direito à proteção especial do Estado’.”

BERCITO, S. R. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1980. p. 63.

1. Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o assunto, indique aspectos do trabalhismo getulista, assinalando a questão correta.*

1 ponto

a) Sindicalismo de resultados, em que as conquistas econômicas prevalecem sobre as políticas e ideológicas.

b) Oficialismo, como instrumento de manipulação das massas e montagem de um arcabouço institucional controlado pelo Estado.

c) Corporativismo, na medida em que propugna a união das classes produtoras em categorias profissionais, sob fiscalização estatal.

d) Assistencialismo, visando a despolitizar os sindicatos, retirando-lhes o caráter de fórum representativo da classe trabalhadora.


Respostas

respondido por: Jsidbxksn
21

Resposta: b) Oficialismo, como instrumento de manipulação das massas e montagem de um arcabouço institucional controlado pelo Estado.

Explicação: aula Paraná

Perguntas similares