O segmento faz referência à institucionalização da escravidão no Novo Mundo, pensada a partir de determinados processos socioeconômicos globais que influenciaram definitivamente a sua conformação moderna.
"A escravidão no Novo Mundo e os tipos de comércio a que deu origem surgiram como uma consequência e um componente da "globalização", fase da história humana inaugurada pelas explorações marítimas, comerciais e colônias de Portugal e Espanha, no final do século XV e no início do século XVI."
Copie a alternativa que indica esse fenômeno.
A) A expansão de uma economia mercantil global centrada na Europa e em suas demandas por matérias - primas e produtos tropicais de alto valor.
B) A dissolução das colônias européias na Ásia e na África, ao longo dos séculos XV e XVI, e a busca por novos mercados para os produtos europeus nas Américas.
C) A consolidação do feudalismo como um sistema socioeconômico global e a introdução da servidão feudal de forma generalizada em todas as colônias americanas.
D) A fragmentação da economia mercantil global em uma série de unidades isoladas, após o fracasso das explorações marítimas européias durante os séculos XV e XVI.
Gente me ajuda por favor!!!
Respostas
Resposta: opção a)
Explicação:
a) Correta - O fragmento faz referência ao período da Colonização do "Novo Mundo", nome dado aos territórios da América. A expansão Europeia realmente foi marcada pela ampliação dos mercados de venda e compra europeus (que atingiram a Ásia definitivamente) e a valorização dos produtos tropicais. Ouro e prata em grande quantidade na América Espanhola e as "Drogas do Sertão" e o açúcar na América Portuguesa foram extremamente valorizados por toda a Europa. Para tais fins, os escravizados se consolidaram como mão de obra nas colônias.
b) Errada - Os mercados e as colônias europeias na Ásia e África permaneceram (e até se expandiram), não havendo dissolução de suas colônias até o século XIX e XX. Além disso, as Américas eram, principalmente, pontos de extração de matérias, enquanto a venda de produtos se manteve atada aos mercados Europeus.
c) Errada - O período das Grandes Navegações se dá nos séculos XV e XVI, pós crise feudal (século XIV) e após a consolidação das Monarquias nos Estados Nacionais.
d) Errada - O fenômeno globalização compreende a interligação de mercados mundiais, expandindo a noção de "regional". Além disso, a crise colonial americana ocorre no século XIX. E, por fim, as Grandes Navegações não falharam: sua expansão levou o mercado europeu a, basicamente, todo o mundo conhecido à época.