• Matéria: Saúde
  • Autor: mariabordin35
  • Perguntado 6 anos atrás

Hipócrates contribuiu com várias teorias para a transmissão das doenças, apesar de, atualmente, acreditarmos que foram teorias sem sentido. Ele não se contentou apenas com as explicações místicas da sua época, seu conhecimento foi fundamental para oportunizar causas concretas à saúde e à doença, tanto que é considerado o pai da medicina. Sobre a epidemiologia, analise as sentenças a seguir: I- A epidemiologia não é considerada como método, uma ciência nova, pois ela já existe há centenas de anos. II- Desde os tempos de Hipócrates, já havia preocupação sobre a transmissão das doenças. III- Hipócrates descreveu no livro "Dos ares, águas e lugares" possibilidades de transmissão de doenças. IV- Hipócrates foi um cidadão comum e sem estudos, que observou os agentes patógenos e descreveu sem teoria e conhecimento o óbito de pessoas enfermas.

Respostas

respondido por: joaoalguem2020
16

Resposta: C - II e III estão corretas.

Explicação:Pois desde os tempos de Hipócrates, já havia preocupação sobre a transmissão de doenças sim, e realmente, Hipócrates descreveu em sua obra, em 400 aC, sobre as possibilidades de transmissão de doenças...

respondido por: mvdac
0

Com relação à Epidemiologia e ao Hipócrates, as sentenças II e III estão corretas.

A relação entre Epidemiologia e Hipócrates

A Epidemiologia busca compreender os processos de saúde-doença, visando estabelecer meios preventivos, de controle ou de erradicação de doenças.

Nesse sentido, na história dessa área científica se encontra Hipócrates, um médico e cientista grego que se dedicou ao estudo racional de doenças.

A partir disso, podemos responder a questão apresentada, indicando se as afirmativas são verdadeiras ou falsas.

  • I - A epidemiologia não é considerada como método, uma ciência nova, pois ela já existe há centenas de anos.

Afirmativa falsa, visto que a epidemiologia como método é sim considerada uma ciência recente.

  • II - Desde os tempos de Hipócrates, já havia preocupação sobre a transmissão das doenças.

Afirmativa verdadeira, inclusive o próprio Hipócrates traz observações com relação a propagação de doenças em “Dos ares águas e lugares”.

  • III - Hipócrates descreveu no livro "Dos ares, águas e lugares" possibilidades de transmissão de doenças.

Afirmativa verdadeira. Nesse livro, ele relaciona doenças a aspectos como clima, água, solo e vento.

  • IV - Hipócrates foi um cidadão comum e sem estudos, que observou os agentes patógenos e descreveu sem teoria e conhecimento o óbito de pessoas enfermas.

Afirmativa falsa, pois Hipócrates, considerado o pai da Medicina, era um médico e cientista grego, que buscou estudar acerca das doenças sob uma perspectiva mais racional do que a visão preponderante em sua época.

Aprenda mais sobre Hipócrates:

https://brainly.com.br/tarefa/18791017

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares