Respostas
Resposta:
Existem cinco tipos de diabetes, porém as mais conhecidas são tipo 1 e tipo 2.
Explicação:
1) Diabetes tipo 1 (DM1)
Nele o corpo realiza um ataque contra as próprias células beta do pâncreas, que deixam de produzir insulina e chamamos isso de ataque auto-imune. Cerca de 5% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1.
[ps.: geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos.]
2) Diabetes tipo 2 (DM2)
Normalmente uma pessoa pode levar anos para ser diagnosticada com diabetes tipo 2, pois se manifesta de maneira silenciosa. No tipo 2 há resistência aos efeitos da insulina ou não produz insulina suficiente para manter a glicemia regulada.
[ps.: é a forma mais comum de diabetes]
3) Diabetes gestacional.
Como o corpo da mulher aumenta, pode ser que o pâncreas não consiga produzir insulina suficiente para a mãe e o bebê neste período. Há o aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez pela primeira vez na vida da mulher.
4) Diabetes tipo LADA:
Muitas vezes chamado de Diabetes 1 e ½ (um e meio), pois acaba sendo um surgimento tardio do diabetes tipo 1. Diagnosticado, normalmente, em pessoas acima de 35 anos de idade.
5) Diabetes Tipo MODY:
Acontece quando a produção ou a ação da insulina ficam prejudicadas pela mutação de um ou uma série de genes. Pode ser transmitido de pais para filhos. Dependendo do gene, chama-se o MODY de um determinado nome.
[Por exemplo o MODY 3 (gene envolvido HNF1α) é o tipo mais comum. O diagnóstico é feito normalmente antes dos 25 anos de idade, ter um dos pais com diabetes, ter diabetes na família há pelo menos duas gerações e não precisar necessariamente de insulina.]