(Fuvest-2009) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” [Abraham Lincoln, em 1858]. Esse texto expressa a: Escolha uma: a. posição política autoritária do presidente Lincoln. b. proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. c. proposta de Lincoln para abolir a escravidão. d. preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil. e. perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
Respostas
Resposta: letra d
Explicação:
Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos entre 1861 e 1865, quando o país enfrentou a Guerra de Secessão, em que se opunham os estados unionistas do Norte (industrializados e abolicionistas) e os estados confederados do Sul (economias baseadas na plantation escravista). Em seu discurso, Lincoln antevia a inviabilidade de conciliar interesses demasiadamente opostos sob um único governo.
d. preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.
No momento da fala de Lincon havia uma clara preocupação do presidente sobre as problemáticas e as rivalidades que estavam ocorrendo entre os nortistas e os sulistas dos Estados Unidos, pois as tensões entre esses grupos já havia criado alguns conflitos.
O conflito era grande baseado principalmente na escravidão e na abolição, basicamente o sul queria manter a escravidão e o norte não e isso estava ficando perigoso aos olhos do presidente, assim a fala dele expressa a preocupação de uma possível guerra civil.