Respostas
Resposta:
Degradação é o ato de degradar, ou seja, destruir, devastar, estragar ou prejudicar.
Explicação:
Normalmente, esse termo está associado ao conceito da degradação ambiental, que consiste numa série de ações danosas ao equilíbrio do meio ambiente.
Mas, ainda pode-se aplicar esta palavra para representar o estrago, deterioração e destruição de outras coisas, como a degradação moral e a degradação social, por exemplo. Nestes casos, consiste na depravação da ordem e dos valores morais e sociais, respectivamente.
Alguns dos principais sinônimos de degradação são: deterioração, putrefação, decomposição, apodrecimento, desgaste, corrosão, devastação, desolação e destruição.
Degradação ambiental
São todos os processos que influenciam no desequilíbrio do ecossistema de determinado ambiente, impossibilitando a sustentação da vida, seja na fauna ou na flora.
A degradação do meio ambiente pode ser motivada por causas naturais (mudanças climáticas, invasões de espécies que sejam nocivas ao hábitat, entre outras), mas, na maioria dos casos, a degradação ambiental acaba por ser potencializada por influência humana (ações antrópicas).
A poluição e as queimadas são exemplos de ações antrópicas que ajudam a acelerar a degradação de determinado ambiente. A degradação dos solos, por exemplo, consiste na consequência do uso excessivo de produtos químicos no solo ou queimadas, eliminando totalmente a fertilização da terra.
De acordo com o Decreto Federal nº 97.632, de 10 de abril de 1989, no Brasil a degradação é definida como “processos resultantes dos danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais”.
Resposta:
Desgaste, principalmente pelos agentes atmosféricos, variação de temperatura, chuvas, etc.