• Matéria: História
  • Autor: thaliasilva23367
  • Perguntado 6 anos atrás

Porque o imperialismo europeu chegou ao fim

Respostas

respondido por: nipscheidt
0

Resposta:

O Império Português ou Império Colonial Português [nota 1] foi o primeiro império global[1] da história,[2][3][4] sendo considerado o mais antigo dos impérios coloniais europeus modernos, abrangendo quase seis séculos de existência, a partir da Conquista de Ceuta, em 1415, até a devolução da soberania sobre Macau à China, em 1999. O império espalhou-se ao longo de um vasto número de territórios que hoje fazem parte de 53 países diferentes. É importante ressaltar que, seja durante o regime monárquico, seja durante o regime republicano, Portugal jamais se autodenominou oficialmente como um "império                                 Após a Segunda Guerra Mundial, o então líder de Portugal, António Salazar, tentou manter intacto o que restava do império pluricontinental, num momento em que outros países europeus estavam já a iniciar a descolonização dos seus territórios. Em 1961

Explicação:

 (;

respondido por: Dancraft012
0

Começou de fato em meados de 1880. Na época foram descobertos meios para vencer as dificuldades climático-geográficas que implicavam uma invasão a África. Em 1884 foi realizada a Conferência de Berlim, na qual foi oficializada a partilha do continente.

 O Neocolonialismo era presente também na Ásia, baseando-se entretanto na dominação política-econômica, embora houvessem casos de subjugação agressiva(Vietnã, Índia, China).

 Esta forma de colonização terminou na década de 60-70, com os movimentos de emancipação política na África, o Imperialismo não. Os países que antigamente se impunham violentamente em todo o mundo, hoje impõem sua dominação mascaradamente, através de bloqueios econômicos e apoio a grupos de favoráveis em outros países(Ex 1: Cuba, Ex 2: Síria, ambos por parte dos Estados Unidos), além de tratados de dominação política(OTAN).

Perguntas similares