Por que se afirma que o método de interpretação denominado tópico-problemático de Viehweg é uma crítica ao método lógico-científico?
Respostas
Resposta:
Atualmente, há diversos métodos interpretativos postos à escolha do intérprete. O método, que pode ser considerado um caminho para a verdade, ou ao menos para um resultado seguro, diante da multiplicidade de modalidades, bem como da complexidade dos casos sob exame, acaba por tornar-se inócuo em sua tarefa de objetivar o processo interpretativo.
A interpretação, e sobretudo a interpretação das normas constitucionais, comporta, inexoravelmente, um espaço de liberdade/discricionariedade/criatividade do intérprete/aplicador. Já se tentou extirpar esse elemento subjetivo da hermenêutica jurídica, mas a experiência demonstra ser tal empreitada impossível.
Desse modo, inúmeras construções teóricas dispuseram sobre o ato de interpretar, aplicar, decidir, concretizar o programa contido nos textos legais. No presente trabalho, dá-se atenção a uma específica, que se destaca por sua extrema originalidade: a tópica jurídica.