• Matéria: Sociologia
  • Autor: lucimarami
  • Perguntado 6 anos atrás

opninao sobre Robson Crusoé ​

Respostas

respondido por: chablaubilinbau
3

Resposta:

  • Quando Os Livros Estão Loucos foram anunciados pela Guerra e Paz fiquei logo de olho neles. O primeiro livro apresentado foi Robinson Crusoé, entretanto já foi publicado Romeu e Julieta e, em breve, será a vez de Alice no País das Maravilhas.  

 

  • Já estava encantada com estas edições, mas quando pude folhear a de Robinson Crusoé fiquei imediatamente conquistada, para além de bonita, é muito original e apelativa. Pareceu-me excelente não só para adolescentes (que geralmente acham tudo aborrecido), como para adultos que as podem (re)ler e deixar como legado para as gerações futuras. Como ainda não tinha Robinson Crusoé na minha estante, esta sua nova edição foi a desculpa perfeita para comprar este livro.

 

  • O texto deste livro foi adaptado a um público mais jovem e, pelo meio, existem também alguns diálogos entre dois irmãos que estão a ler este livro, por esta razão, fiquei muito interessada em ler a versão normal em português para fazer uma comparação entre versões. Apesar desta versão mais simplificada, por assim dizer, gostei de ler, finalmente, esta história de resiliência de Crusoé, sozinho numa ilha deserta durante anos a fio, com poucos mantimentos e que consegue do pouco fazer tanto. Mostra-nos como é importante saber fazer coisas como caçar, pescar, plantar, fazer e trabalhar barro, cozinhar, fazer queijo e manteiga, fazer roupa, construir um abrigo, tudo com tão poucos recursos.  

 

  • A probabilidade de ficarmos sozinhos numa ilha deserta é, nos nossos dias, tremendamente menor do que na época de Robinson Crusoé, mas não é difícil imaginar que numa eventualidade de um desastre tecnológico poderíamos muito bem ter de voltar atrás no tempo e fazer coisas básicas, que hoje damos por garantidas, e que já poucos sabemos fazer. Apesar deste aspecto positivo, não consigo deixar de referir que esta é uma história direcionada a um público jovem, simples e aventureira, com poucos pormenores e descrições, onde poderia ter sido muito mais explorado o impacto de tantos anos de solidão na mente de Crusoé, afinal este fica preso numa ilha deserta durante mais de vinte anos.

respondido por: luisagontar
0

Resposta:

é legal

Explicação:

Perguntas similares