Respostas
Resposta:
O capital próprio e o capital de terceiros.
Explicação:
Duas fontes de capital disponíveis para as empresas:
O capital próprio dependem apenas das reservas de capital realizadas pela empresa, pela disponibilidade dos sócios em fazer um aumento de capital ou capitalização de recursos informais através de pessoas físicas. Que podem entrar na empresa via conta caixa ou através de alterações contratuais, no caso de aumento de capital investido dos sócios (sociedades ltda.).
O capital de terceiro é a empresa que tem maior nível de seus planos de investimentos. Podem ser eles:
Capital via novo sócio: No caso de sociedades limitadas, a entrada do novo sócio ocorre com a alteração no contrato social da empresa e a alteração de cotas de todos os sócios. No caso de sociedades anônimas ao invés de entrar um novo sócio é disponibilizado títulos junto ao mercado financeiro com o fim de captar recursos. Esses títulos podem ter uma serie de denominações, de acordo com a forma e o mercado a que se destinam. No caso de pequenas empresas e empresas incubadas, o titulo mais comum são as debêntures.
Capital de empréstimo : Linhas de financiamento convencionais: são operadas por bancos comerciais, funcionam através de contratos de empréstimo, onde são exigidas garantias reais e aval. Possuem prazo curto. Linhas de financiamento subsidiadas/especiais: são disponibilizadas pelo governo e operadas por agentes oficiais e bancos comerciais. Programas de incentivos à capacitação e desenvolvimento: recursos disponibilizados pelo governo e operados pelos ministérios. São recursos a fundo perdidos, com contrapartida dos projetos desenvolvidos pelas empresas.