Considerando a teoria de Kohlberg, quais seriam as dificuldades encontradas por crianças e jovens para alcançar os níveis mais altos de moralidade?
Respostas
Resposta:
Estágio 1. Obediência e punição. As consequências das ações determinam o certo e o errado .
Estágio 2. Hedonismo instrumental ingênuo. O individualismo e a transação passam a serem consideradas. No caso de Heinz, as crianças davam opções que reconheciam os interesses e necessidades diversos.
NÍVEL 2. NÍVEL DE MORALIDADE CONVENCIONAL OU DA CONFORMIDADE COM OS PAPÉIS SOCIAIS
Estágio 3. Relações interpessoais. O ideal de “bom garoto”, ou seja, o que agrada aos outros é bom.
Estágio 4. Autoridade mantém a ordem social. Atitude deondológica, cumprir os deveres.
NÍVEL 3. MORALIDADE PÓS CONVENCIONAL OU DA ACEITAÇÃO DOS PRINCÍPIOS MORAIS.
Estágio 5. Contrato social. Acordos democraticamente alcançados sobre valores são bons, cabendo ao indivíduo determinar o certo e o errado dentro dos parâmetros desses valores.
Estágio 6. Princípios universais. Os princípios de justiça e ética são parte da consciência, sendo questões de escolhas individuais dentro de princípios axiológicos universais, mesmo que contra as leis e regras socialmente estabelecidas.
Para Kohlberg nem todos progrediam por esses estágios. Somente uns poucos (citou Gandhi, Thoureau e Martin Luther King) chegam ao estágio 6. Mas todos em potencial podem alcançar esses estágios, que progridem conforme a idade.
explicação: para uma criança atingir certo estágio de desenvolvimento moral, deveria antes alcançar um estágio intelectual que a permitisse assimilar as questões morais e produzir seu próprio raciocínio.