“É pertinente enfatizar que a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII foi o grande precursor do capitalismo, ou seja, a passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. É fascinante, como a revolução industrial mudou a vida das pessoas daquela época e como até hoje seus reflexos continuam transformando o nosso dia a dia com a revolução tecnológica. [...] A Revolução Industrial concentrou os trabalhadores em fábricas. O aspecto mais importante, que trouxe radical transformação no caráter do trabalho, foi esta separação: de um lado, capital e meios de produção de outro, o trabalho. Os operários passaram os assalariados dos capitalistas. Uma das primeiras manifestações da Revolução foi o desenvolvimento urbano. Londres chegou ao milhão de habitantes em 1800.”
Nestas circunstâncias, a revolução industrial promoveu uma série de mudanças sociais e econômicas, entre as quais podemos apontar:
Regimes socialistas.
Êxodo Urbano.
Decrescimento econômico.
Expansão capitalista.
Mercantilismo.
Respostas
Resposta: A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.
Explicação:
A revolução industrial promoveu uma série de mudanças sociais econômicas, podendo-se destacar a expansão capitalista.
Não pode ser as outras opções pelos seguintes motivos:
- Regimes socialistas-Apesar de o socialismo ter surgido na época da primeira revolução industrial, o verdadeiro foco estava na concentração de lucro no começo, portanto, os regimes socialistas não são a resposta para a questão;
- Êxodo Urbano-Não houve êxodo urbano, e sim êxodo rural. Neste período, estava havendo uma forte busca por viver nas cidades por causa dos empregos nas fábricas;
- Decrescimento econômico-Não houve decrescimento econômico, e sim o inverso. As fábricas começaram a lucrar e se expandir para a Europa;
- Mercantilismo-Apesar de o mercantilismo ter o objetivo de acúmulo de capital, ele se enquadra no período da expansão marítima.
Para saber mais sobre expansão capitalista, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/46951119