Brasil na Sequnda Guerra Mundial: participação e resumo
Faça a leitura do texto do link acima e responda às seguintes questões:
1) Porque a principio o governo brasileiro se manteve neutro na 2a
Guerra?
2) Qual foi o motivo que levou a participação do Brasil na 2a Guerra?
3) O que Getúlio Vargas exigiu dos EUA para entrar na guerra?
4) Qual foi a atuação da FEB (Força Expedicionárias Brasileira) na
guerra?
5) Porque a participação do Brasil na 2a Guerra aumentou as
contradições do governo de Getúlio?
6) Cite 2 curiosidade da participação do Brasil na 2a Guerra
Respostas
Resposta:
⊰᯽⊱┈──╌❊╌──┈⊰᯽⊱
1°↯ Entre 1930 e 1945 o Brasil viveu a Era Vargas. Portanto, durante a guerra os brasileiros estavam sob o governo do Estado Novo, vivendo o auge do período ditatorial de Getúlio Vargas.
Entre 1930 e 1945 o Brasil viveu a Era Vargas. Portanto, durante a guerra os brasileiros estavam sob o governo do Estado Novo, vivendo o auge do período ditatorial de Getúlio Vargas.Por tratar-se de um governo ditatorial, as decisões estavam totalmente centralizadas nas mãos do presidente. Assim, no período inicial da Segunda Guerra Mundial, Vargas optou por manter certa neutralidade.
✎────┈┈┈┄┄╌╌╌╌┄┄┈┈┈─
2°↯ Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
✎────┈┈┈┄┄╌╌╌╌┄┄┈┈┈─
3°↯ Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados.
Apesar dos americanos se oporem, o governo brasileiro queria enviar soldados para o conflito.
Getúlio Vargas conseguiu que o presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, modernizasse as Forças Armadas e concedesse empréstimos para construir uma usina siderúrgica no país. Esta seria a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional - localizada em Volta Redonda/RJ.
Em troca, o Brasil cedia um terreno no Rio Grande do Norte para os americanos instalarem uma base militar. Esta tinha o objetivo de ser o local de decolagem dos aviões que rumavam à Europa e ficou conhecida como o "Trampolim da Vitória".
✎────┈┈┈┄┄╌╌╌╌┄┄┈┈┈─
4°↯ Em 9 de agosto de 1943 foi assinado o decreto de criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Por conta da pequena estrutura, e do baixo número de homens do exército brasileiro, foi preciso convocar inúmeros membros da reserva e civis.
Por conta da pequena estrutura, e do baixo número de homens do exército brasileiro, foi preciso convocar inúmeros membros da reserva e civis.Na história, há relatos de que a maior parte dos combatentes eram civis e nunca tinham sequer pegado em uma arma. Ainda assim, o contingente da FEB chegou a mais de 25 mil soldados, divididos em oito unidades.
✎────┈┈┈┄┄╌╌╌╌┄┄┈┈┈─
5°↯ A ida do contingente brasileiro à Europa aumentou as contradições internas do governo de Getúlio Vargas. Afinal, os brasileiros foram lutar contra uma ditadura, mas viviam sob um regime anti-democrático.
✎────┈┈┈┄┄╌╌╌╌┄┄┈┈┈
6°↯ Curiosidades.
- O capitão-aviador Alberto Martins Torres é considerado o maior piloto da história da aviação brasileira. Participou de 100 missões de guerra na Itália e de 76 missões de patrulhamento da costa brasileira.
- Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos brasileiros, várias cidades italianas batizaram ruas e praças com o nome de “Brasil”. Na cidade de Pistoia, ainda se conserva o monumento aos pracinhas caídos em combate.
⊰᯽⊱┈──╌❊╌──┈⊰᯽⊱
➣ Fonte de pesquisa: site.
➣Espero ter ajudado. ヘ(.^o^)ノ\(^_^.)