• Matéria: História
  • Autor: rodrigos39
  • Perguntado 6 anos atrás

UFAL/2013) Durante os séculos XV a XVIII, ocorreu em grande parte da Europa um processo de fortalecimento dos governos das monarquias nacionais. Esse processo resultou no chamado absolutismo monárquico. A autoridade do rei tornou-se a fonte suprema dos poderes do Estado; em nome do soberano, o poder era exercido pelos diversos membros do governo. Vários teóricos elaboraram argumentos que justificavam o absolutismo; dentre eles, destacam-se: a) Thomas Hobbes e Jacques Bossuet. b) Thomas Hobbes e Diderot. c) Maquiavel e Voltaire. d) Voltaire e Jean Bodin. e) Montesquieu e Jaques Bossuet

Respostas

respondido por: EmyJz
187

A alternativa correta é a da letra A.

respondido por: EduardoPLopes
0

O principal teórico europeu a defender o Absolutismo enquanto sistema político foi Jacques Bossuet, um bispo e teólogo francês que via no Absolutismo uma reprodução política daqueles que seriam, em sua interpretação, os desejos de Deus. Outro pensador que defendeu um Estado forte, de características absolutistas, foi Hobbes no contexto da Guerra Civil Inglesa. É correta a alternativa A.


O que foi o Absolutismo?

Foi um sistema político muito comum na Europa durante a Idade Moderna. No Absolutismo não há separação dos poderes de criar leis, administrar o Estado e a Justiça e nem há uma Constituição que delimite as ações do governante. Foi um sistema de grande concentração do poder e que produziu profundas desigualdades sociais.

Mais sobre o Absolutismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/6213308

Anexos:
Perguntas similares