a frase "só sei que nada sei", ainda que uma paráfrase do grego original, passou para a história como o símbolo da negação de uma verdade absoluta, e ao mesmo tempo da busca por um horizonte de verdade constituído a partir do diálogo e do debate acerca de um tema. admitir a ignorância é parte da técnica socrática para iniciar e direcionar os diálogos, como pode ser visto em inúmeras obras platônicas. essa primeira admissão visava
Respostas
Resposta: Letra C
A) provocar o adversário de modo que ele abandonasse o debate. B) negar o modelo de diálogo aristotélico, estabelecido até então como a regra fundamental de toda retórica. C) levar o interlocutor a, admitir após algumas tentativas, também sua ignorância, abrindo caminho para o conhecimento. D) relativizar todo e qualquer discurso, uma prática claramente sofista. E) fundar uma propedêutica da análise lógica do discurso.
Explicação:
Sócrates iniciava os seus discursos admitindo sua ignorância para provocar, nos seus interlocutores, a tentativa de responder de modo absoluto. Assim, ao expor a fragilidade deste argumento absoluto, fazia-os desistir das verdades prontas e construir suas verdades, em um gesto conhecido como ironia socrática.