O valor do dinheiro no tempo é um conceito financeiro básico, tal conceito sustenta que o dinheiro no presente vale mais do que a mesma soma de dinheiro a ser recebida no futuro. Vamos supor que você deseja identificar o poder de compra do valor de R$ 1.000,00 de 2014, trazendo este valor para o ano de 2019 nos remeteria a um valor de R$ 769,00 (supondo). Para isso, levamos em consideração a inflação histórica do Brasil nestes últimos anos. Sobre essa hipótese, disserte acerca da importância do poder aquisitivo do dinheiro no mercado de capitais. ( * Máximo 4000 caracteres )
Respostas
Resposta:
Poder aquisitivo é a capacidade que uma pessoa ou uma população tem de adquirir bens materiais.
Têm maior poder aquisitivo aqueles que podem adquirir (o que não significa que adquiram) um valor maior em bens no mesmo lapso de tempo.
Poder aquisitivo está relacionado com os rendimentos monetários da pessoa e / ou da população. Mas, a pessoa que adquire determinado valor em bens por meios não-monetários, como trocando esses bens por um serviço, tem tanto poder aquisitivo quanto outra que os adquiriu com dinheiro.
Em economia, existe a chamada Paridade do Poder Aquisitivo (PPA), ou Paridade do Poder de Compra (PPC), que é um método para se calcular o poder de compra entre dois países.
A PPA mede quanto que uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais, uma vez que bens e serviços têm diferentes preços de um país para outro.
Este método relaciona o poder aquisitivo de determinada pessoa com o custo de vida do local, se o salário é suficiente para o indivíduo comprar tudo que deseja e etc.
A Paridade do Poder Aquisitivo é importante porque a comparação dos Produtos Internos Brutos (PIB) em uma moeda comum não descreve com precisão as diferenças em prosperidade material, e a PPA leva em conta as diferenças de rendimentos e as diferenças no custo de vida.
Explicação: