• Matéria: História
  • Autor: pedrinloco999
  • Perguntado 6 anos atrás

No dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I não resistiu às pressões de políticos e populares e abdicou do trono brasileiro, partindo no mesmo dia com destino a Lisboa. Entre as causas, que explicam as pressões populares que levaram a essa abdicação, podemos citar: *

1 ponto

a) o autoritarismo do imperador e seu envolvimento com a questão da sucessão do trono português.

b) o uso de extrema violência ordenada pelo imperador para impedir a independência da Cisplatina e a restauração do Pacto Colonial.

c) a abolição da escravidão decretada pelo imperador e a nomeação de um português para o Ministério da Justiça.

d) a recusa de D. Pedro I em assumir o trono português após a morte de D. João e a concessão de independência para a Cisplatina.

Respostas

respondido por: alankaue2019
36

Olá, tudo bem?

b) o uso de extrema violência ordenada pelo imperador para impedir a independência da Cisplatina e a restauração do Pacto Colonial.

Um dos principais fatores dessa desestabilização se deu por conta da guerra entre Brasil e Buenos Aires. As disputas se deram a partir de 1825. A disputa ficou conhecida como Guerra da Cisplatina, em que o Império Brasileiro entrou em conflito com as Províncias Unidas do Rio da Prata.

A Guerra da Cisplatina foi uma catástrofe tanto para os militares brasileiros, como financeiramente para o Império. Os brasileiros foram vencidos em 1827 e a paz só veio por meio da interferência inglesa que tinha interesses comerciais.

Um dos graves problemas da guerra foi o recrutamento forçado para brasileiros e a contratação por parte do rei de tropas estrangeiras. Estas, pessoas pobres do continente europeu, aceitavam a condição na esperança de tornarem-se proprietários de terras no Brasil, mas não tinham experiência militar que pudesse ser útil no conflito.

Inicialmente muitos membros da elite nacional se colocaram ao lado de D. Pedro I, especialmente porque passaram a ocupar cargos administrativos e receber títulos honoríficos. Mas, com o passar do tempo, os brasileiros foram passando para o lado dos liberais, e os portugueses saíam em defesa do imperador.

Em março de 1831 o Imperador retorna de uma viagem à Minas Gerais, onde não foi bem recebido. Os portugueses decidem promover festejos em sua homenagem, demonstrando apoio. Os brasileiros então reagiram e os conflitos nas ruas.

Iniciaram-se assim as manifestações contrárias ao imperador, com os comandantes aderindo à revolta. Com a situação cada vez mais insustentável, D. Pedro I se viu obrigado a abdicar do trono em abril de 1831.

Espero ter ajudado!! Bons Estudos :)

Lave bem as mãos, use máscara e álcool em gel :)


pedrinloco999: obgd
pedrinloco999: você é muito inteligente
Perguntas similares