Leia os versos e as denominações abaixo.
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei [...]
• Rei do cupim
• Rei momo
• Rei do futebol
• Rei da soja
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira.Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. p. 127.
As menções acima não fazem parte do processo de fortalecimento dos reis que você está estudando. Mas é possível perceber que a denominação “rei” é muito utilizada até os dias de hoje. Isso se explica porque:
I. a figura do rei está ligada a uma ideia de poder maior que a dos outros, de alguém diferenciado, que tem poderes e possibilidades especiais.
II. a burguesia, embora tivesse recursos, não podia tentar tomar o poder sozinha, pois faltava a ela a tradição e a autoridade que o título de rei tinham. Por isso, o caminho encontrado foi se aliar a ele contra os nobres.
III. atualmente, a imagem que os reis despertam não é mais a de autoridade e diferenciação. Por isso, a palavra é usada em qualquer situação, como nas mencionadas acima.
São corretas as afirmativas:
A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
I, II e III.
Respostas
respondido por:
40
Resposta:Alternativa A.
Explicação:
Alternativa A. Para responder corretamente à questão, os alunos precisam perceber que a palavra “rei” está ligada a uma atribuição especial. É rei quem é “mais” que os comuns. A mensagem é: o “rei do cupim” faz esta comida melhor que os outros; ser “amigo do rei” é desfrutar de regalias; o “rei do futebol” sempre joga melhor que todos os outros.
Nesse sentido, as duas primeiras afirmativas são corretas: a primeira porque expressa exatamente essa figura especial que a realeza representa; a segunda porque recupera o contexto medieval, em que não bastava ter dinheiro para ter poder. Era necessário ter legitimidade, e somente os reis podiam fazer frente aos nobres e ao clero.
lorenalandim:
esta certo?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás