• Matéria: Química
  • Autor: meajudepvf1457
  • Perguntado 6 anos atrás

o esfregar uma régua escolar no cabelo e em seguida aproximar este objeto de um pedaço ele deve:

Respostas

respondido por: maiamaiara96
0

Resposta:

Ele levanta o pedaço de papel

Explicação:

Pq mistura energia positiva com negativa

respondido por: lucasnizer28
2

Resposta:Professor, esta é uma proposta de aula sobre a natureza elétrica da matéria, um conteúdo que, em Química, geralmente é estudado quando se fala sobre a evolução do modelo atômico.

Primeiramente, é preciso explicar aos alunos que o primeiro modelo atômico moderno foi o de Dalton. Em 1803, esse estudioso propôs que o átomo era uma esfera densa, maciça e indivisível. Porém, a hipótese de Dalton não explicava as observações feitas desde a mais remota antiguidade em torno da natureza elétrica da matéria.

Dalton idealizava o átomo como uma partícula totalmente neutra. Assim, surgiram alguns questionamentos, que você pode, inclusive, fazer aos alunos. Veja um exemplo: Se o átomo é formado por apenas uma partícula neutra, como explicar a condutividade elétrica que alguns materiais adquirem? Ao atritar alguns materiais, por exemplo, eles ficam eletrizados. Na antiguidade, isso era feito com o âmbar, uma resina fossilizada que, ao ser atritada com tecidos, como seda e lã, adquiria carga elétrica e conseguia atrair objetos leves.

Portanto, o entendimento de que o átomo possui carga elétrica foi parte importante na construção do modelo atômico de Thomson, que substituiu o modelo atômico de Dalton. Por isso, ao longo do século XIX, vários cientistas começaram a investigar fenômenos relacionados com a eletricidade e a emissão de luz pela matéria em determinadas condições (um exemplo pode ser visto no texto Experimento de Thomson com descargas elétricas).

Mas antes de mostrar como ocorreram esses experimentos e qual é o modelo atômico de Thomson, o professor pode realizar alguns experimentos com os alunos que servirão como evidência para comprovar a natureza elétrica da matéria. Essas experiências são bastante simples, porém, muito interessantes, tratando-se todas de eletrizações por atrito.

Visto que a eletrização é um conteúdo visto também em Física, o professor dessa área pode também aproveitar esta aula experimental em sua prática, ou, melhor ainda, os professores de Física e Química podem dar uma aula interdisciplinar sobre a natureza elétrica da matéria.

A turma pode ser dividida em grupos de três ou quatro alunos. Antecipadamente, peça que cada grupo leve para a aula os seguintes materiais:

* régua plástica;

* caneta esferográfica;

* tesoura;

* papel (de caderno);

* papel toalha;

* canudo usado para beber líquidos (do fino);

* linha de costura;

* pente de cabelo (de plástico);

* balão de borracha;

* cachecol ou qualquer roupa de lã;

Materiais para experimentos sobre eletrização por atrito

Materiais para experimentos sobre eletrização por atrito

O professor deve providenciar também um bastão de vidro e um suporte universal com garras. Se não conseguir o suporte universal, pode fazer um através de um copo de plástico e dois canudos grossos, como será explicado na última experiência proposta aqui.

Explicação:

Perguntas similares