1- como são caracterizadas as figuras feminina e masculina na escultura?
2- como elementos do universo orgânico se relacionam com o mundo inorgânico nesse trabalho?
3- em sua opinião, que elementos apontam pura relação de desejo e quais deles indicam conflitos ?
4- você conhece os mitos amazônicos reapresentados pela artista em 1942, mencionadas na página anterior. pesquise um desses mitos e identifique a entidade ou o elemento da natureza a que se relaciona.
Respostas
Resposta:
1) A figura feminina é caracterizada pelo tronco esbelto acinturado, os seios e as pernas dobradas, há delicadeza em sua postura; a figura masculina evoca formas maiores e mais pesadas. Um pescoço grosso recebe o peso da cabeça.
2)Elementos orgânicos, como corpos humanos, plantas carnívoras e anêmonas, estão representados nessa peça que, no entanto, é feita de bronze, um material mineral, inorgânico, duro, rijo, frio.
3)Resposta pessoal. Pode-se considerar que o desejo é expresso pela posição das pernas, pela vontade de se engolir que as cabeças sugerem. O conflito se expressa pelas garras, que parecem se repelir ao mesmo tempo em que se atraem.
4)Resposta pessoal. Comente que Cobra Grande, o espírito das águas na mitologia indígena da Amazônia, foi motivo de um longo poema, Cobra Norato, do modernista Raul Bopp.
1 - As figuras feminina e masculina são caracterizadas de maneira diferente. A mulher é representada bem menor que homem e apresenta o corpo quase completo (faltando apenas as partes inferiores dos braços e das pernas, além das mãos e dos pés). O homem é bem maior e seu corpo lembra a forma da genitália masculina. Há alças indicando os braços e não há pernas, apenas os pés. Percebe-se, ainda, que o homem suga mais a mulher que o contrário.
2 - O universo orgânico revela-se nas formas humanas e animais (rostos lembrando tentáculos), enquanto o mundo inorgânico é representado pelo material da escultura (bronze). É um material frio, duro.
3 - A relação de desejo pode ser observada nos braços estendidos da mulher e no entrelaçamento dos tentáculos saindo das cabeças. Os elementos de conflito revelam-se no afastamento dos corpos (as cabeças querem se unir, mas os corpos mantêm-se separados) e na forma dos tentáculos (são pontiagudos, o que remete à ameaça, ferimento, dor).
4 - O elemento da natureza presente no mito do Uirapuru é o pássaro uirapuru.
Analisando obras de arte
Ao observar obras de arte, há três fases que podemos seguir, segundo Erwin Panofsky:
1. descrição: prestar atenção aos detalhes da imagem/objeto, falar tudo o que você vê e o sentimento que ela lhe causa. Ex.: "O impossível", escultura de 1946, artista Maria Martins:
- Há dois corpos. Um com características femininas (seios, cintura fina, abertura da genitália feminina, quadril) e outro com características masculinas (corpo no formato da genitália masculina);
- O corpo feminino é menor a aparece mais completo (faltando partes inferiores das pernas e braços, além das mãos e pés);
- O corpo masculino é maior e mais incompleto, além da genitália há apenas formas parecidas com pés, e saliências para indicar os membros superiores (braços);
- A escultura é feita de bronze;
- As cabeças parecem ser ocas (vazias) e lembram tentáculos. Terminam em formas pontiagudas;
- A mulher parece mais absorvida e tragada que o homem.
A sensação gerada é de inquietação, já que se percebe agressividade e, ao mesmo tempo, desejo entre as figuras representadas.
2. tema: a relação entre o homem e a mulher.
3. Interpretação: a relação não é tranquila, já que as mentes (cabeças) são representadas como tentáculos, que tanto buscam a união quanto a absorção do outro, e também ameaçam, já que são pontiagudos.
Para ver mais análises de imagens, acesse: brainly.com.br/tarefa/24057107
A lenda do Uirapuru
O mito conta a origem desse pássaro amazônico. Segundo a lenda, um jovem guerreiro se apaixonou perdidamente pela esposa do cacique (maior autoridade da aldeia). Para conseguir entrar em contato com ela disfarçadamente, o jovem pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro.
Após virar pássaro (que, na opinião dos índios, tem o canto mais bonito da Amazônia), ele conseguiu seduzir tanto a mulher quanto o cacique.
Além da escultura citada acima, Maria Martins produziu, ao longo de sua vida, inúmeras esculturas baseadas em mitos indígenas e folclóricos. Sua escultura Uirapuru representa essa história.
Abaixo, segue a imagem da escultura "Macumba", de 1943
Para saber mais sobre a obra O impossível, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/15632476