As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado:
a) membrana celulósica.
b) glicocálix.
c) microvilosidades.
d) interdigitações.
e) desmossomos.
O processo de reconhecimento de fatores estranhos se dá mediante a presença do glicocálix, uma importante glicoproteína presente em todas as membranas plasmáticas das células.
Dessa forma, para que o transplante seja aceito pelo organismo receptor, é preciso que o glicocálix reconheça o novo tecido.
Se isto não ocorre, haverá rejeição, e será iniciada uma reação de inflamação e ataque imunológico, visto que o organismo.
Respostas
Esse revestimento das células animais vai ser a membrana plasmática. E a parte da dessa membrana que vai facilitar a sua aderência, assim como reações de partículas estranhas, vai ser justamente o glicocálice.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/3426545#readmore
A alternativa que mostra o revestimento das células animais é a Letra A (membrana celulósica)
A membrana plasmática é uma estrutura que atua delimitando as células, separando o interior celular do meio extracelular. Funciona como uma barreira limitando a entrada e saída de substâncias da célula.
Sua composição é de lipídeos e proteínas, onde os lipídeos permite a conformação da membrana, enquanto que as proteínas desempenham outras funções.
As proteínas da membrana estão localizadas entre a bicamada lipídica, atuando como canais de passagem de substâncias.
A membrana plasmática é caracterizada por ser uma bicamada de fosfolipídeos com proteínas inseridas em seu meio. Essa conformação recebe o nome de modelo do mosaico fluido.
Para saber mais sobre a membrana plasmática clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/1662230
Bons estudos!
A) colesterol
B) fosfolipídeo
C) citoesqueleto
D) glicoproteína