Você anda pelo mundo, Europa, Estados Unidos e, por todo lugar, encontra trens – trens suburbanos, de médio e grande alcance. Há cidades europeias onde se anda até de um bairro a outro pelo trem, e quando não é trem de superfície é subterrâneo, metrô. Mas, aqui no Brasil, as autoridades que tomavam conta das ferrovias descobriram que trem é obsoleto, que só presta para conduzir carga e, o mais das vezes, nem isso, deixam a carga para os caminhões.” Com base nas afirmações presentes no texto e na matriz de transportes do Brasil e da Europa, marque a alternativa CORRETA. * A) os países europeus, por terem áreas menores que a do Brasil, difundiram a utilização dos trens urbanos. B) no Brasil, o transporte de passageiros é dominado pelo transporte aéreo devido às grandes distâncias. C) o Brasil privilegiou a expansão do sistema rodoviário devido, entre outros fatores, a construção de Brasília e a influência das empresas automobilísticas e isso acarreta muitos entraves a logística de circulação no país. D) na Europa, os trens são utilizados somente para o transporte de passageiros, e a hidrovia, para o de carga. E) o Brasil optou por rodovias porque elas podem ser privatizadas, enquanto que as ferrovias não.
Respostas
Resposta:
O metropolitano, também chamado de metro (pt) ou metrô (pt-BR), é um tipo de transporte público de alta capacidade geralmente encontrado em áreas urbanas.[1][2][3] Ao contrário de ônibus ou bondes, os metrôs são ferrovias elétricas que operam em uma via de passagem exclusiva, que não pode ser acessada por pedestres ou outros veículos de qualquer espécie[4] e que geralmente é separada em túneis ou em vias férreas elevadas.
Serviços modernos de metrô são fornecidos em linhas designadas entre estações, geralmente usando várias unidades elétricas em trilhos, embora alguns sistemas usem pneus de borracha guiados, levitação magnética ou monotrilho. As estações normalmente possuem plataformas altas, sem degraus dentro dos trens, o que exige trens feitos sob medida para minimizar os intervalos entre o trem e a plataforma. Eles são tipicamente integrados a outros tipos de transportes públicos. No entanto, alguns sistemas de metrô têm interseções de nível entre uma linha e uma estrada ou entre duas linhas de metrô.[5]
O primeiro sistema de metrô do mundo foi o Metropolitan Railway, que era parcialmente subterrâneo e foi inaugurado como uma ferrovia convencional em 1863, mas agora faz parte do metrô de Londres.[6] Em 1868, Nova York abriu a IRT Ninth Avenue Line, inicialmente uma linha transportada por cabo que usava motores a vapor estáticos.
A China tem o maior número de sistemas de metrô do mundo (31), com mais de 4.500 km de linhas e é responsável pela maior parte da expansão deste tipo de transporte no planeta na última década.[7][8][9] O sistema de metrô mais longo do mundo por extensão da rede é o metrô de Xangai.[10][11] O maior provedor único de serviços de metrô do mundo em número de estações (472 estações no total)[12] é o metrô de Nova York. Os sistemas de metrô mais movimentados do mundo em número de passageiros anuais são o sistema de metrô de Tóquio, o metrô de Seul, o metrô de Moscou, o metrô de Pequim, o metrô de Xangai, o metrô de Shenzhen, o metrô de Guangzhou, o metrô de Nova York, o metrô da Cidade do México, o metrô de São Paulo, o metrô de Paris e o metrô de Hong Kong
Explicação:
não sei qual é , queria saber a resposta