Estava a formosa seu fio tecendo Estava a formosa seu fio tecendo, Sua voz harmoniosa, suave dizendo Cantigas de amigo. Estava a formosa sentada, bordando, Sua voz harmoniosa, suave cantando Cantigas de amigo. – Por Jesus, senhora, vejo que sofreis De amor infeliz, pois não bem dizeis Cantigas de amigo. Por Jesus, senhora, eu vejo que andais Com penas de amor, pois tão bem cantais Cantigas de amigo. – Abutre comeste, pois que adivinhais. In: Berardinelli, Cleonice. Cantigas de trovadores medievais em português moderno. Rio de Janeiro: Organ. Simões, 1953, p. 58–59. 01. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. * A) O ambiente é rural ou familiar. B) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala. C) Têm origem provençal. D) Expressam a “coita” amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível. E) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação: A cantiga de amor mostra um contexto da corte, não um ambiente rural e familiar, esta característica é da cantiga de amigo.
A alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor é:
A) O ambiente é rural ou familiar.
Cantigas trovadorescas
Na verdade, o ambiente rural ou familiar está presente nas cantigas de amigo, já que os amantes são camponeses. Assim, o ambiente retratados nessas cantigas costuma ser um campo ou uma vila, contendo elementos naturais, como fontes e animais.
Nas cantigas de amor, o ambiente é provençal, ou seja, Provença, Sul da França. Geralmente, a situação descrita na cantiga tem como pano de fundo o palácio.
O eu lírico é masculino nas cantigas de amor. Um trovador dedica seu canto a uma mulher da aristocracia, um ser superior e, portanto, inacessível.
Mais sobre as cantigas trovadorescas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4149887
#SPJ2