Respostas
Resposta:
02-
As viagens marítimas-pois o impulso expansionista obrigou os comerciantes a enfrentarem as lendas e daí constatarem a fantasia do discurso mítico.
A construção do calendário- que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite.
O uso da moeda- para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa análise sobre a valoração.
A invenção do alfabeto e o uso da palavra- o recurso às imagens para representar o real e surge, como substituto, a escrita alfabética/fonética, propiciando, como os itens acima, um maior poder de abstração.
O crescimento urbano- é também registrado em virtude de todo esse movimento, assim como o fomento das técnicas artesanais e o comércio interno, as artes e outros serviços, características típicas das cidades.
A criação da Política- que faz uso da palavra para as deliberações do povo (Demo) em cada Pólis (por isso, Democracia ou o governo do povo), bem como exige que sejam publicadas as leis para o conhecimento de todos, para que reflitam, critiquem e a modifiquem segundo os seus interesses e as discussões em assembleias (que era onde o povo se reunia para votar).
03-
A filosofia grega está dividida em três períodos:
Período Pré-socrático (corresponde ao período dos primeiros filósofos gregos que viveram antes de Sócrates.) ;
Período Socrático (também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga.);
Período Helenístico ( Além de temas relacionados com a natureza e o homem, nessa fase os estudos estão voltados para a realização humana por meio das virtudes e da busca da felicidade.)
Explicação:
Espero ter ajudado, não esqueça de deixar estrela.