Respostas
Resposta:
Embora saiba-se de longa data que o fumo é o principal poluente de ar lesivo às vias respiratórias, ainda não se estabeleceu o mesmo consenso a respeito dos efeitos dos demais poluentes atmosféricos sobre a saúde. Nesta revisão, buscou-se organizar as referências recentes a respeito de ação de diversos agentes poluidores sobre a saúde respiratória, tais como as partículas em suspensão, os óxidos de nitrogênio, os sulfatos e o ozônio, entre outros. A maioria dos estudos baseou-se em dados de mortalidade, sobretudo de adultos, apesar de já existirem trabalhos que investigam também os efeitos na morbidade, tanto de adultos quanto de crianças. Os primeiros estudos foram feitos em Londres e, posteriormente, em Nova York, mas atualmente inúmeros outros grupos canadenses, norte-americanos e europeus têm se debruçado sobre a questão. Tentou-se ainda rever os vários estudos nacionais a respeito do tema, de modo a fornecer um panorama geral dos conhecimentos disponíveis até o momento.
Palavras-Chave: Poluição do Ar; Doenças Respiratórias; Saúde Ambiental; Toxicologia Ambiental
Explicação:
A bronquite é uma das doenças causada pelo acúmulo de secreção nas vias respiratórias, os brônquios, que provoca inflamação e, consequentemente, impede a passagem de ar para os pulmões. O problema tem como principal causa o contato com substâncias que irritam as vias aéreas, como a fumaça do cigarro e a poluição atmosférica.
A doença é classificada em dois tipos. “A bronquite aguda geralmente está relacionada a infecções respiratórias ou a exposição de substâncias que irritam os brônquios, como materiais químicos ou fumaças tóxicas”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio. O outro tipo da doença é chamado de bronquite crônica, caracterizado pela presença de tosse por mais de três meses, acompanhada de secreção, principalmente durante a manhã.