A Economia pode ser interpretada por diversos ângulos: 1) Senso comum: que está ligado ao ato de poupar, isto é, fazer um sacrifício presente para usufruir no futuro os recursos pessoais; 2) Como Atividade Econômica: que está ligada à produção, à comercialização, à distribuição e ao consumo de bens e serviços que atendam às necessidades e aos desejos da sociedade; e 3) Ciência Econômica: que se dedica a estudar os fenômenos sociais ligados às decisões que envolvem escolhas de como empregar, da melhor maneira possível, os recursos produtivos disponíveis na produção de bens e serviços, que satisfarão aos desejos e às necessidades dos consumidores, garantindo seu futuro como sociedade. Considerando este último ângulo, disserte sobre o motivo que praticamente força a sociedade a tomar decisões para atender a seus desejos e necessidades e cite um exemplo que aponta uma situação real em que há a necessidade de tomar alguma decisão frente a uma necessidade ou desejo da sociedade.
Respostas
Resposta:
Resposta Esperada:
O principal motivo se deve ao fato de que os recursos produtivos necessários para a produção dos bens e serviços são considerados relativamente escassos, isto é, não existem em abundância, portanto não sendo possível então produzir todas as condições materiais que a sociedade deseja e/ou necessita. Deste modo, surge uma situação em que a sociedade se vê forçada a realizar escolhas e estabelecer prioridades. Exemplos práticos: necessidade da sociedade decidir entre plantar cana-de-açúcar para a fabricação de açúcar ou para a fabricação de combustíveis; investir em outras fontes de energia alternativas ou continuar utilizando petróleo; investir em educação ou na fabricação de equipamentos militares; investir na melhora do transporte público ou na duplicação das rodovias.
Explicação:
O grande motivo que força a sociedade na tomada de decisão sobre a produção de bens de consumo é: a escassez de recursos naturais.
Isso ocorre porque a Economia é uma ciência humana que se baseia no estudo das necessidades humanas (que são infinitas) e recursos disponíveis para a produção de bens de consumo.
Ainda, vale destacar que o dinheiro, a mão-de-obra qualificada e os recursos naturais são considerados escassos.
Dessa forma, podemos compreender que os desejos humanos são infinitos e os recursos, finitos.
Aprenda mais sobre o tema Economia em:
https://brainly.com.br/tarefa/25287188
Acredite em seu potencial!