Sanches (1997) destaca a intuição, a informação e as preferências do decisor como sendo os ingredientes básicos para a tomada de decisão e avaliação da decisão tomada. Mas, segundo o especialista, se todas as informações necessárias para cumprir o processo de tomada de decisão não estiverem acessíveis, o decisor ainda pode contar com os cinco estágios que caracterizam às tomadas de decisões. CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020. Com base nos cinco estágios que caracterizam as tomadas de decisões, analise as afirmações a seguir: I. Mesmo sem todas as informações, o decisor deve ficar atento ao anúncio do problema e significado daquele contexto. II. Também o decisor pode recorrer à pesquisa sobre as possíveis alternativas para sanar o problema identificado. III. Pensar quais podem ser as possíveis causas de cada alternativa pensada para descrever os problemas. IV. O decisor deve definir a melhor alternativa sob a perspectiva da primeira e última etapa de execução do problema. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1: I e II, apenas.
Explicação:
I. Mesmo sem todas as informações, o decisor deve ficar atento ao anúncio do problema e significado daquele contexto. [ver etapa i]
II. Também o decisor pode recorrer à pesquisa sobre as possíveis alternativas para sanar o problema identificado. [ver etapa ii]
III. Pensar quais podem ser as possíveis causas [causas não consequencias]de cada alternativa pensada para descrever os problemas.
IV. O decisor deve definir a melhor alternativa sob a perspectiva da primeira e última etapa[todas as etapas] de execução do problema.
"Como alerta Sanches (1997, p. 69), nem sempre o decisor possui todas as informações necessárias para sua tomada de decisão; então, mesmo exercendo seus julgamentos e seguindo sua intuição, é necessário atenção aos cinco estágios que caracterizam às tomadas de decisões, sendo:
i) anúncio do problema e significado daquele contexto;
ii) pesquisa sobre as possíveis alternativas para sanar o problema identificado;
iii) pensar quais podem ser as possíveis consequências de cada alternativa pensada para resolver o problema;
iv) da mesma forma, determinar os possíveis resultados a partir de cada alternativa;
v) definir a melhor alternativa sob a perspectiva de todo o curso de execução."
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.