-O idioma francês é o mais interessante e útil – dizia uma. A outra: - Qual nada! Acho que é o idioma inglês. Uma outra: - Mas o quem vem a ser idioma? - Idioma quer dizer língua. - É?! Então fiquem sabendo que eu gosto muito é de idioma de vaca com cebolas e batatas. (Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001.p.180) a – Destaque os adjetivos pátrios indicando a localidade pertencente aos mesmos. b – O que caracteriza o humor?
Respostas
Resposta:
a – Francês – França / Inglês – Inglaterra
b – O tom humorístico deve-se ao fato de que ao ressaltar sobre a palavra idioma, caracterizado como a língua concernente a um determinado povo, a interlocutora associou-o ao órgão muscular do animal comumente apreciado na culinária.
Explicação:
No excerto apresentado podemos encontrar os seguintes adjetivos pátrios: Francês, França, Inglês e Inglaterra.
O tom humorístico do texto pode ser atribuído a ambiguidade sobre a palavra "língua" que para um dos falantes emprega com o sentido de idioma de um determinado povo, enquanto a interlocutora, entendeu esse termo como o órgão muscular da vaca que é muito apreciado na culinária.
Adjetivos pátrios:
Os adjetivos pátrios são aqueles que caracterizam pessoas ou coisas de acordo com a origem, como por exemplo, continentes, cidades e regiões.
Ambiguidade:
A ambiguidade e o duplo sentido de uma mesma palavra, devido ao fato de reunir em um único tempo mais de uma interpretação possível, por essa razão elas aparecem pouco em discursos formais, estando presente em situações de comunicação cotidiana e em textos que buscam explorar a expressividade.
Leia mais sobre ambiguidade em: https://brainly.com.br/tarefa/20622273
#SPJ2