Cite ao menos três características de cada uma das três fases do Modernismo Português.
Respostas
Resposta: As fases são: Orfismo, Presencialismo e Surrealismo.
Explicação:
Orfismo (1915-1927): corresponde à primeira fase do modernismo português. Os orfistas tinham como objetivo chocar a burguesia ao apresentar uma poesia livre da métrica e inserir a literatura portuguesa no contexto cultural europeu, que àquela época estava sob forte influência das tendências futuristas.
Presencialismo ou Presencismo (1927–1940): O segundo momento modernista recebeu esse nome por causa da revista literária Presença. A publicação foi a principal responsável por divulgar e dar continuidade às ideias modernistas, embora seus representantes tenham defendido uma literatura mais intimista, voltada para a introspecção e para o experimentalismo.
Surrealismo (1947-1974): por muitos estudiosos, foi considerado a última fase do modernismo português. Suas principais características foram a “escrita automática”, com destaque para a livre associação de ideias e de palavras, e a modificação das estruturas da realidade, elemento baseado nos conteúdos oníricos, reafirmando seu caráter figurativo e irracional.
Síntese
Busca pela linguagem brasileira
Nacionalismo
Ironia, humor e paródia
Relato do cotidiano
Revisão crítica do passado histórico e cultural
Subjetivismo
Versos livres