Conforme Vasconcelos, "Define-se Economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolher) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos". VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Fundamentos de Economia, 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 3. A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: ACABEI DE ACERTAR!
Ambas assertivas estão corretas e a segunda justifica a primeira pois os meios existentes para satisfação das necessidades humanas são limitados enquanto os desejos humanos são ilimitados, derivando-se daí o problema da escassez.
Economia, sua ciência e multidisciplinaridade
Economia é o somatório de atividades desenvolvidas pelo homem para produzir, distribuir e consumir bens e serviços necessários à sobrevivência e qualidade de vida.
A ciência econômica é uma ciência social que estuda o funcionamento de uma economia capitalista, assumindo o comportamento racional das pessoas econômicas, ou seja, buscando uma alocação eficiente de recursos escassos entre uma série de propósitos alternativos.
Nesse sentido, a economia visa entender como a economia aborda três problemas econômicos fundamentais:
- O quê produzir e a quantidade;
- Como produzir;
- Para quem produzir.
No mundo contemporâneo, porém, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõe como uma quarta questão econômica fundamental, exigindo repensar o sentido do consumo coletivo em crescimento econômico e expansão permanente sem proporcionar real bem-estar às sociedades humanas.
Multidisciplinaridade
Além disso, o fato de a ciência econômica ser multidisciplinar não pode ser ignorado, pois estuda a produção e o consumo de um grande número de bens e serviços existentes envolvendo conceitos e determinantes inerentes a outras ciências como:
- agronomia,
- engenharia,
- trabalho,
- educação,
- saúde,
- nutrição,
- política e outros
A ciência econômica tem várias direções e divisões. Na perspectiva das correntes neoclássicas, a economia é estudada em dois níveis: microeconomia e macroeconomia.
Veja exemplos de microeconomia e macroeconomia:
https://brainly.com.br/tarefa/1238890