A seca é considerada uma catástrofe natural e antrópica?
Se sim justifica o porquê.
Alguém me ajude por favor :(
Respostas
A seca é uma catástrofe natural com propriedades bem caraterísticas e distintas dos restantes tipos de catástrofes. De uma maneira geral é entendida como uma condição física transitória caraterizada pela escassez de água, estando associada a períodos mais ou menos longos de reduzida precipitação com repercussões negativas nos ecossistemas e nas actividades sócio-económicas.
Distingue-se das restantes catástrofes por ter um início imperceptível e a sua progressão ser lenta no tempo. Pode atingir territórios mais ou menos extensos. As áreas sujeitas a secas de grandes proporções registam normalmente uma recuperação lenta.
O conceito de seca não possui uma definição rigorosa e universal. É interpretado de modo diferente em regiões com características distintas, dependendo a sua definição da inter-relação entre os sistemas naturais, sujeitos a flutuações climáticas, e os sistemas construídos pelo homem, com exigências e vulnerabilidades próprias. Conforme a perspectiva de análise este fenómeno pode ser distinguido entre secas meteorológicas (climáticas e hidrológicas), agrícolas e urbanas.
Se, por um lado, o conceito de seca depende das caraterísticas climáticas e hidrológicas da região abrangida, por outro, depende do tipo de impactos que provoca. Assim, em regiões de clima húmido, um período relativamente curto de ausência de precipitação pode considerar-se uma seca, ao passo que numa região árida uma estação prolongada sem precipitação pode considerar-se normal.
A ausência prolongada de precipitação não significa que se esteja forçosamente perante uma situação de seca. Se a humidade no solo for suficiente para não esgotar a capacidade de suporte dos ecossistemas agrícolas ou se existirem medidas estruturais com capacidade de armazenamento, superficial ou subterrâneo, de água, de molde a colmatar as necessidades indispensáveis às actividades sócio-económicas, não se está perante uma seca. Na perspectiva da proteção civil, a seca caracteriza-se pelo défice entre as disponibilidades hídricas do País e as necessidades de água para assegurar o normal abastecimento público.