Defina em seu caderno:
a)semântica
b)ambiguidade
c)polissemia
d)homonímia
e)paronímia
f)sinoníma
g)antonímia
h)denotação
i)conotação
j)hiperônimo
k)hipônimo
Respostas
Resposta:
SEMÂNTICA=estudo sincrônico ou diacrônico da significação como parte dos sistemas das línguas naturais.
AMBIGUIDADE=propriedade que apresentam diversas unidades linguísticas (morfemas, palavras, locuções, frases) de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura; anfibologia [A ambiguidade é um fenômeno muito frequente, mas, na maioria dos casos, os contextos linguístico e situacional indicam qual a interpretação correta; estilisticamente, é indesejável em texto científico ou informativo, mas é muito us. na linguagem poética e no humorismo.
POLISSEMIA=multiplicidade de sentidos de uma palavra ou locução (p.ex., prato 'vasilha', 'comida', 'iguaria', 'receptáculo de balança', 'instrumento musical' etc.; pé de moleque 'doce', 'tipo de calçamento').
HOMONÍMIA=substantivo feminino
PARONIMIA=caráter ou qualidade de paronímia.
SINONÍMA=qualidade das palavras sinônimas; relação de sentido entre dois vocábulos que têm significação muito próxima.
ANTONÍMIA=relação de sentido que opõe dois termos (prefixos, palavras, locuções, frases) contrários, seja numa gradação, p.ex.: grande / pequeno, jovem / velho, seja numa reciprocidade, p.ex.: comprar / vender, perguntar / responder, ou numa complementaridade, p.ex.: ele não é casado / ele é solteiro.
DENOTAÇÃO=vínculo direto de significação (sem sentidos derivativos ou figurados) que um nome estabelece com um objeto da realidade.
CONOTAÇÃO=algo que uma palavra ou coisa sugere
HIPERÔNIMO=adjetivo substantivo masculino
relativo a ou vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro (p.ex., assento é hiperônimo de cadeira, de poltrona etc.; animal é hiperônimo de leão ; flor é hiperônimo de malmequer, de rosa etc.).
HIPONIMO=diz-se de ou vocábulo ou sintagma de sentido mais específico em relação ao de um outro mais geral, em cuja classe está contido (p.ex., poltrona é hipônimo de assento ; leão é hipônimo de animal ).
Explicação: