Me ajudem Por favor
Texto: O bicho homem
Nunca vi bicho mais feroz do que o homem, animal que vive armado. Alguém já viu cachorro de faca, de metralhadora ou de bomba? O cão, quando luta, sempre em legítima defesa, ou na defesa de seus amigos humanos, é na garra, é no dente. O homem, pouco confiado nos seus braços e dentes (a maior parte usa dentadura), inventou os meios mais terríveis de destruição. Nem gosto de falar. Tive um amiguinho japonês (cachorro, bem entendido) que contava de duas cidades de seu país completamente destruídas por uma tal bomba atômica. Trabalho de americano... Gente que dizem gostar muito de cachorro... Morreu gente e cachorro, naquelas explosões, de dar pena. Os homens se destroem de maneira espantosa e às vezes curiosa. Quando um mata um, é preso. Fazem discursos, falam muito, o assassino, conforme o caso é condenado. Quando mata uma porção, ganha medalha. Torna-se herói. São as tais guerras, que duram tempos sem fim. Sempre na base de instrumentos poderosos de destruição. Nós raramente temos guerras, mas é sempre na base leal do corpo a corpo, do dente a dente. É muito mais nobre.
LESSA, Orígenes. Confissões de um Vira-Lata.
1- Quem é o narrador do texto? Ele também é personagem?
2- Qual o foco narrativo?
3-Qual a opinião do narrador sobre o homem? Ela é positiva ou negativa?
Respostas
Resposta:
1. Um cachorro Vira-Lata
2. Demonstrar como o homem é selvagem e feroz.
3. O cachorro demonstra medo e desprezo, sua opinião é claramente negativa.
Explicação:
1. Percebemos pelo modo que o narrador se refere ao ser humano e ao seus amigos( homem e cachorro).
2. O narrador demonstra em várias partes do texto, logo no inicio lemos: "Nunca vi bicho mais feroz do que o homem, animal que vive armado. [...]".
3. Novamente nos textos, nós pegamos frases e algumas sátiras relacionadas "Alguém já viu cachorro de faca, de metralhadora ou de bomba? [...]".
Espero ter ajudado, boa sorte :>
1. Segundo este texto e a postura do narrador personagem, temos que ele se trata de um cachorro que vive nas ruas e entende tanto dos animais irracionais quanto dos homens.
2. O foco narrativo é apresentar uma comparação entre os humanos e os cães, mostrando como cada um deles se defende e também como fazem para atacar outros da mesma espécie.
3. A opinião do narrador deste texto sobre o homem é que ele não é um ser fiel e que também acaba matando muitos outros, tanto humanos quanto cachorros, destruindo diversos aspectos.
Interpretação do texto
Segundo narrador, temos em "O bicho homem" uma análise sobre os feitos da humanidade, passando por guerras e a luta dos humanos historicamente, como uma referência à bomba atômica jogada pelos Estado Unidos no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja mais sobre a relação dos cães e dos humanos em https://brainly.com.br/tarefa/35456991
#SPJ3