• Matéria: Português
  • Autor: lucascanalgirap73h6b
  • Perguntado 6 anos atrás

Redija um texto identificando qual intertextualidade destacada no poema abaixo “O filme quis dizer ‘Eu sou o samba’ A voz do morro rasgou a tela do cinema E começaram a se configurar Visões das coisas grandes e pequenas Que nos formaram e estão a nos formar Todos e muitos: Deus e o Diabo, Vidas Secas, os Fuzis, Os Cafajestes, O Padre e a Moça, a Grande Feira, O Desafio Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil. Outras conversas sobre os jeitos do Brasil”. ( Cinema Novo – Caetano Veloso.)

Respostas

respondido por: janeestefaneli
5

Resposta:

Partindo do pressuposto que a intertextualidade traz segundo o dicionário, a:

1. superposição de um texto literário a outro.

2.influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado.

Podemos destacar que a canção “Cinema Novo – Caetano Veloso.” É redigida com fragmentos do contexto histórico nacional da década de 60.

O filme quis dizer: "Eu sou o samba"1

A voz do morro rasgou a tela do cinema

E começaram a se configurar

Visões das coisas grandes e pequenas

Que nos formaram e estão a nos formar

Todas e muitas: Deus e o Diabo

Vidas Secas, Os Fuzis

Os Cafajestes, O Padre e a Moça, A Grande Feira,

O Desafio 2

Outras conversas, outras conversas

Sobre os jeitos do Brasil

Outras conversas sobre os jeitos do Brasil  

1) “Eu sou o samba” é o primeiro verso da famosa canção A Voz do Morro foi um conjunto musical carioca de samba, formado na década de 1960

 2) Deus e o Diabo na Terra do sol (Glauber Rocha, 1963), Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1963), Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962), O Padre e a Moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1965), A Grande Feira (Roberto Pires, 1961), O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1962) são alguns dos títulos chave do início do Cinema Novo.

Explicação:

Perguntas similares