Os romances O Guarani e As minas de Prata, de José de
Alencar, apesar de distantes em relação à época em que
foram escritos, têm um ponto em comum, relativo à des-
coberta de riquezas minerais. De que se trata?
Respostas
As obras "O Guarani" e "As Minas de Prata" de José de Alencar denotam basicamente a descoberta de riquezas minerais no Brasil durante o período colonial, o que nos remonta a um período de conflitos entre os portugueses, colonos e os povos indígenas, tudo motivado pela riqueza.
O romance O Guarani, de José de Alencar, se desenvolve em um combate entre indígenas e a família de D. Antônio de Mariz, que tenta protegê-los a todo custo, contando com a ajuda de Peri, um indígena. Ao final da história, os únicos sobreviventes fugitivos são Peri e Cecília, filha de D. Antônio. Ambos fogem em um barco, mas são atingidos por uma tempestade, sem que possamos saber se sobreviveram ou não
Quando fala sobre as riquezas minerais, a obra As Minas de Prata, de José de Alencar trata das lendárias minas de prata de Robério Dias, envolvendo um romance histórico .
O Guarani é uma das obras que tratam de romances indianistas e deixam claro a defesa da identidade brasileira, a valorização dos traços autóctones dos brasileiros nativos, de forma que o índio era o herói e símbolo dos brasileiros.
Note que em ambas obras, o herói é o brasileiro.