• Matéria: Filosofia
  • Autor: isadesirree804
  • Perguntado 6 anos atrás

Com São Tomás de Aquino, a Igreja Cristã desenvolveu uma teologia e uma filosofia que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou também que não pode haver contradição entre fé e razão. Disserte sobre a influência de São Tomás de Aquino na cultura religiosa cristã.

Respostas

respondido por: millenasantos21tjs
33

São Tomás de Aquino foi teólogo e filósofo influente no pensamento da Igreja Católica. A sua obra Suma Teológica seconstitui numa das bases do catolicismo para questões econômicas, culturais e sociais. São Tomás de Aquino foi oprincipal teólogo da escolástica, que tentou conciliar as dimensões da fé e da razão. Contribuiu consideravelmente para ométodo de ensino dos jesuítas com base na dimensão religiosa.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
0

Para Santo Tomás de Aquino, a fé orienta a razão e a impulsiona a conhecer a Verdade (A).

O que pensa Santo Tomás de Aquino?

Santo Tomás de Aquino, como figura fundamental, formula seus silogismos e sua filosofia baseada na teologia.

A Filosofia Escolástica propunha unir fé e razão e pensava temas como: amor, Deus, conhecimento, política, virtudes e etc.

O ensino escolástico tinha como base a metodologia do trivium e do quadrivium, que utilizavam da lógica, da matemática, das ciências naturais, bem como da literatura e do ensino do Latim, a fim de incentivar os conhecimentos da memória e do saber pedagógico tradicional.

Além disso, havia a prática do Lectio e do Disputacio, que era consistiam em disputas filosóficas em locais específicos para debates e ganhava aquele que tinha o melhor argumento filosófico.

Saiba mais sobre Santo Tomás de Aquino em: brainly.com.br/tarefa/1790874

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares