• Matéria: História
  • Autor: williamaparecidoapar
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais saberes e técnicas eram dominados por Maias, Incas e Astecas?

Respostas

respondido por: anacarolinaperespere
15

Resposta:

Os maias tinham conhecimentos bastante avançados de astronomia, de matemática e de arquitetura, e desenvolveram uma escrita que só começou a ser decifrada no final do século XIX.  Como por exemplo, os ricos sacerdotes idealizaram um sistema de numeração vigesimal que empregava o zero, e suas noções de astronomia permitiram-lhes conceber um calendário de 365 dias e observar o céu a partir de pirâmides escalonadas elevadas.

Para os astecas, a educação era muito importante para os estratos sociais superiores, que aprendiam religião, história e música, bem como a ler e a escrever (a sociedade asteca desenvolveu uma espécie de escrita pictográfica).  Os astecas dedicavam-se à astronomia, tendo determinado com grande precisão as trajetórias do Sol e da Lua e previsto eclipses. A observação do céu lhes permitiu também prever as geadas e estabelecer as características dos ventos dominantes, o que era bastante útil para a agricultura e o bem-estar do Império.

Os incas se destacaram pelo trabalho em pedra, especialmente a arquitetura, tendo moldado e talhado em grande escala. Um bom exemplo desse tipo de trabalho é o monumental Templo do Sol, em Cuzco, embora também tenham realizado várias obras menores.  Por ocasião da conquista espanhola, os cronistas descreveram as extraordinárias estátuas e esculturas feitas de ouro e prata, muitas delas destruídas pelos europeus para aproveitar os metais preciosos.  A maior parte das peças de arte que não se perderam foi enterrada com os mortos, para servir de oferenda, ou usada nas cerimônias religiosas. Portanto, o tecido constituía outra arte de grande significado para os incas, caracterizando-se por seus desenhos geométricos e seus enfeites de cores brilhantes. Em alguns tecidos aparecem símbolos que podem ser interpretados como uma forma de escrita. Além disso, havia um forte comércio baseado no intercâmbio de tecidos.

Perguntas similares