sera que ha alguma relaçao entre a populaçao de um determinados insetos e a produçao de alimentos para a humanidade??me ajudem
Respostas
Resposta:
Na cultura ocidental, não é comum a abordagem da utilização de insetos como alimento por humanos. Isto porque os insetos são geralmente considerados como animais esteticamente sujos, feios e/ou repulsivos, o que interfere diretamente no hábito de ingeri-los como alimento. A aversão aos insetos comestíveis também tem a ver com o fato de que a entomofagia é normalmente vista como prática de povos «primitivos», o que acaba contribuindo para que uma quantidade considerável de proteína animal torne-se indisponível àquela parcela da população mundial que sofre com a fome e a desnutrição. Porém, cabe destacar que os insetos já são utilizados pelo homem como alimento em muitas partes do mundo.
No Ocidente, a maioria dos relatos sobre o hábito de se alimentar de insetos refere-se a tribos indígenas. O México é o país do continente americano com mais relatos na literatura sobre insetos comestíveis, já tendo sido registradas mais de 500 espécies. No caso do Brasil, apesar da pouca divulgação para o público em geral, ao redor de 100 espécies de insetos já são utilizadas como alimento, especialmente por povos indígenas. Se formos considerar vários grupos étnicos em todo o mundo, quase 1.800 espécies de insetos já foram relatadas como comestíveis.
O maior grupo de insetos comestíveis é o de coleópteros , com mais de 400 espécies, seguido por himenópteros , com algo em torno de 300 espécies, ortópteros e lepidópteros , cada grupo com mais de 200 espécies registradas, além de percevejos, cupins, cigarrinhas e moscas, dentre outros. Estudos indicaram que 10 % dessas espécies são cosmopolitas e as restantes estão restritas a determinadas zonas geográficas, das quais 12 % são espécies aquáticas e 78 % são terrestres. Os insetos podem ser consumidos em todos os estágios de desenvolvimento, mas é em forma de larva ou pupa que a maioria das espécies registradas é consumida. Ou seja, estágios que fazem parte do ciclo dos insetos holometábolos, aqueles que apresentam metamorfose completa durante seu desenvolvimento.
Estudos têm demonstrado que a «carne» dos insetos contém quantidades de proteínas e lipídeos satisfatórias e são ricas em sais minerais e vitaminas. Como vários grupos de insetos podem ser encontrados em abundância em determinados ambientes, pode-se inferir que grande quantidade de biomassa está deixando de ser aproveitada como fonte de alimento para humanos.
Explicação:
Resposta:
Sim.
Explicação:
A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas. Entre os polinizadores estão as abelhas, vespas, borboletas, pássaros, morcegos e outros animais, que são responsáveis pela transferência dos grãos de pólen das flores masculinas para os receptores das flores femininas.
As abelhas, no entanto, desenvolvem um papel fundamental, já que 70% das culturas agrícolas e 85% de toda flora existente na natureza dependem dos polinizadores.