Respostas
Resposta:
Com relação à parte bioquímica, a glicólise é um conjunto de reações mediadas por diferentes enzimas, nas quais ocorrem gasto e geração de ATP. ... Enfim, a glicólise se trata de um conjunto de reações que transformam a glicose em piruvato com a finalidade de gerar energia na forma de ATP.
A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico. ... Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.
A glicólise é uma das principais rotas para geração de ATP nas células e está presente em todos os tipos de tecidos. ... A glicose tem sua importância também por ser fonte de energia para todos os tipos de células de mamíferos, além de ser fonte exclusiva de energia para as hemácias.
A glicose é o principal substrato para as reações energéticas, sendo a glicólise o principal processo de utilização energética da glicose, presente em todos os seres vivos, desde a mais antiga e simples bactéria até o mais recente e complexo organismo multicelular. A glicólise, entretanto, é um processo essencialmente anaeróbico, com o metabolismo aeróbico produzindo quase vinte vezes mais energia para os processos metabólicos intracelulares. Desta forma, o ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória correspondem à seqüência natural do metabolismo da glicose e dos demais compostos energéticos (ácidos graxos e aminoácidos)
Bons estudos e até breve , espero ter ajudado.