Respostas
Resposta:
Zona tropical :
Nas regiões entre o Equador e os trópicos (região equatorial), a radiação solar atinge o solo quase verticalmente ao meio-dia, durante quase todo o ano. Deste modo, está muito calor nestas regiões. Através de temperaturas altas, evapora-se mais água e o ar é frequentemente húmido. A resultante densa e frequente cobertura da nuvem reduz o efeito da radiação solar na temperatura do solo.
Sub trópicos:
Os sub trópicos recebem a radiação mais alta no verão, uma vez que o ângulo do Sol ao meio-dia é quase vertical na Terra, enquanto que a cobertura de nuvens é relativamente fina. Estas regiões recebem menos humidade (veja ventos alísios), o que aumenta o efeito da radiação. Portanto, a maioria dos desertos em todo o mundo estão situados nesta zona. No inverno, a radiação nessas regiões diminui significativamente e pode ser temporariamente muito fresca e húmida.
Zona temperada :
Na zona temperada, a radiação solar chega com um ângulo menor e as temperaturas médias aqui são muito mais frias do que nas regiões subtropicais. As estações e duração dos dias diferem significativamente no decurso de um ano. O clima é caracterizado por extremos menos frequentes, por uma distribuição mais regular da precipitação ao longo do ano e um período de vegetação mais longo - por isso a designação "temperado".
Zona fria :
As áreas polares entre 60° de latitude e os polos recebem menos calor através de radiação solar, uma vez que o Sol tem um ângulo muito plano em relação ao solo. Por causa das mudanças do ângulo do eixo da Terra em relação ao Sol, a duração do dia varia mais nesta zona. No verão, dias polares ocorrem. A vegetação só é possível durante alguns meses por ano e mesmo assim muitas vezes é escassa. As condições de vida nestas regiões são muito difíceis.