(PRECISO URGENTEMENTE DA RESPOSTA ME AJUDEM POR FAVOR ) Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a União Soviética despontaram como as duas superpotências mundiais. Os dois Estados tinham regimes diferentes em termos políticos, sociais e econômicos, pois os Estados Unidos eram capitalistas e a União Soviética, socialista. Apesar da aliança na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, com o fim do conflito as diferenças ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética tornaram-se evidentes, levando as duas potências à disputa pela hegemonia mundial. E aí? Você sabe diferenciar o capitalismo e do socialismo? Faça uma pesquisa em livros ou sítios eletrônicos e construa um quadro comparativo pontuando as características de cada regime.
Respostas
Resposta:
o captalismo consiste em teoria o poder de empressas e grandesautoridades e o socialismo consiste em igualdade total entre regimes.
olá não esta bem dividido mas acho que da pra entender boa sorte ae
O capitalismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre, na propriedade privada e suas operações têm fins lucrativos. No sistema, a propriedade pertence aos indivíduos ou a empresas.
Esse sistema defende a liberdade de escolha do consumidor.
O socialismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração dos bens em comum, onde a propriedade é atribuída aos trabalhadores e em última instância, ao Estado.
No socialismo, o estado controla a economia, sendo responsável por planejar a exploração e a distribuição dos bens produzidos.
Ideais
Há duas correntes principais no capitalismo. Uma elas defende que o Estado deve intervir diretamente na economia sendo um investidor a mais. Por outro lado, existem aqueles que defendem que a intervenção do governo na economia deve ser mínima por acreditar que o mercado livre produz um melhor resultado econômico para a sociedade.
De todas as formas, ambas correntes enfatizam o lucro individual e não os trabalhadores, o que beneficiará a sociedade como um todo. Este é um dos principais pontos criticados entre os céticos deste sistema econômico.
No socialismo, a propriedade privada deixaria de existir. As indústrias em larga escala devem ser bens coletivos e, portanto, o retorno desses organismos deve beneficiar toda a sociedade.
Busca a transformação da sociedade por meio da distribuição equilibrada de propriedades e riquezas, diminuindo assim a distância entre ricos e pobres.
Além disso, todos os indivíduos devem ter acesso a artigos básicos de consumo.